7 Formas Comprovadas de que a Meditação Muda seu Cérebro

 

Meditação ajuda a preservar o envelhecimento do cérebro

Na semana passada, um  estudo da UCLA descobriu que os meditadores de longo prazo tinham cérebros melhor preservados do que os não meditadores à medida que envelheciam. Os participantes que meditavam por uma média de 20 anos tinham mais volume de massa cinzenta em todo o cérebro – embora os meditadores mais velhos ainda tivessem alguma perda de volume em comparação aos meditadores mais jovens, eles não eram tão pronunciados quanto os não meditadores. “Esperávamos efeitos bastante pequenos e distintos localizados em algumas das regiões que já haviam sido associadas à meditação”, disse o autor do estudo, Florian Kurth. “Em vez disso, o que realmente observamos foi um efeito generalizado de meditação que envolveu regiões em todo o cérebro”.

Meditação Reduz Atividade no “Me Center” do Cérebro

Um dos estudos mais interessantes dos últimos anos, realizado na Universidade de Yale , descobriu que a meditação mindfulness diminui a atividade na rede de modo padrão (DMN), a rede cerebral responsável por pensamentos errantes e auto-referenciais – também conhecidos como “ mente do macaco. ”O DMN está“ ligado ”ou ativo quando não estamos pensando em nada em particular, quando nossas mentes estão apenas vagando de pensamento em pensamento. Uma vez que a perambulação mental é tipicamente associada a ser menos feliz, ruminando e se preocupando com o passado e o futuro, é o objetivo de muitas pessoas fazerem a discagem. Vários estudos mostraram que a meditação, através de seu efeito de tranquilidade no DMN, parece fazer exatamente isso. E mesmo quando a mente começa a vagar, por causa das novas conexões que se formam, os meditadores são melhores em sair dela.

 

Seus efeitos antidepressivos rivais para depressão, ansiedade

Um estudo de revisãoNo ano passado, a Johns Hopkins analisou a relação entre a meditação mindfulness e sua capacidade de reduzir os sintomas de depressão, ansiedade e dor. O pesquisador Madhav Goyal e sua equipe descobriram que o tamanho do efeito da meditação era moderado, em 0,3. Se isso soa baixo, tenha em mente que o tamanho do efeito para os antidepressivos também é de 0,3, o que faz com que o efeito da meditação soe muito bem. A meditação é, afinal, uma forma ativa de treinamento cerebral. “Muitas pessoas têm essa ideia de que meditação significa sentar-se e não fazer nada”, diz Goyal. “Mas isso não é verdade. A meditação é um treinamento ativo da mente para aumentar a conscientização, e diferentes programas de meditação abordam isso de maneiras diferentes ”. A meditação não é uma solução mágica para a depressão, como nenhum tratamento é, mas é uma das ferramentas que podem ajudar a controlar os sintomas.

 

Meditação pode levar a alterações de volume nas principais áreas do cérebro

Em 2011, Sara Lazar e sua equipe em Harvard descobriram que a meditação mindfulness pode realmente mudar a estrutura do cérebro: Oito semanas de Redução do Estresse Baseado na Consciência Plena (MBSR) aumentaram a espessura cortical no hipocampo, que governa a aprendizagem e a memória. e em certas áreas do cérebro que desempenham papéis na regulação emocional e no processamento auto-referencial. Também houve diminuição no volume de células cerebrais na amígdala, que é responsável pelo medo, ansiedade e estresse – e essas mudanças combinaram com os autorrelatos dos participantes de seus níveis de estresse, indicando que a meditação não apenas muda o cérebro, mas também muda. nossa percepção subjetiva e sentimentos também. De fato, um estudo de acompanhamentoA equipe de Lazar descobriu que após o treinamento de meditação, as mudanças nas áreas do cérebro ligadas ao humor e excitação também estavam ligadas a melhorias na forma como os participantes disseram que se sentiam – ou seja, seu bem-estar psicológico. Então, para qualquer um que diz que as bolhas ativadas no cérebro não significam necessariamente nada, nossa experiência subjetiva – melhora o humor e o bem-estar – também parece ser mudada através da meditação também.

Apenas alguns dias de treinamento melhoram a concentração e a atenção 

Tendo problemas de concentração não é apenas uma coisa de criança – afeta milhões de adultos também, com um diagnóstico de ADD ou não. Curiosamente, mas não surpreendentemente, um dos benefícios centrais da meditação é que melhora a atenção e concentração: um estudo recente descobriu que apenas um casalde semanas de treinamento em meditação ajudou o foco e a memória das pessoas durante a seção de raciocínio verbal do GRE. De fato, o aumento na pontuação foi equivalente a 16 pontos percentuais, o que não é nada para desprezar. Como o forte foco de atenção (em um objeto, idéia ou atividade) é um dos objetivos centrais da meditação, não é tão surpreendente que a meditação também ajude as habilidades cognitivas das pessoas no trabalho – mas é bom ter ciência para confirmar isso. . E todos podem usar um pouco de assistência extra em testes padronizados.

Meditação Reduz Ansiedade – e Ansiedade Social

Muitas pessoas começam a meditar por seus benefícios na redução do estresse, e há muitas boas evidências para apoiar esse raciocínio. Há todo um sub-gênero de meditação, mencionado anteriormente, chamado Redução do Estresse Baseado em Mindfulness (MBSR), desenvolvido por Jon Kabat-Zinn no Centro de Atenção Plena da Universidade de Massachusetts (agora disponível em todo o país), que visa reduzir o nível de estresse de uma pessoa, fisicamente e mentalmente. Estudos mostraram seus benefícios na redução da ansiedade, mesmo anos após o curso inicial de 8 semanas. Pesquisatambém mostrou que a meditação da atenção plena, em contraste com o atendimento apenas à respiração, pode reduzir a ansiedade – e que essas mudanças parecem ser mediadas pelas regiões cerebrais associadas àqueles pensamentos auto-referenciais (“centrados em mim”). Também se mostrou que a meditação da atenção plena ajuda as pessoas com transtorno de ansiedade social: uma equipe da Universidade de Stanford descobriu que o MBSR provocava mudanças nas regiões do cérebro envolvidas na atenção, bem como alívio dos sintomas de ansiedade social.

 

Meditação pode ajudar com vício

Um número crescente de estudos  mostrou que, devido aos seus efeitos nas regiões de autocontrole do cérebro, a meditação pode ser muito eficaz para ajudar as pessoas a se recuperarem de vários tipos de dependência. Um estudoPor exemplo, o treinamento de atenção plena contra o programa de liberdade de fumar (FFS) da American Lung Association e descobriu que as pessoas que aprenderam mindfulness tinham muitas vezes mais chances de parar de fumar até o final do treinamento, e com 17 semanas de follow-up , do que aqueles no tratamento convencional. Isso pode ser porque a meditação ajuda as pessoas a “desacoplar” o estado de desejo do ato de fumar, de modo que nem sempre uma pessoa precisa levar à outra, mas você experimenta e se recupera completamente da “onda” de desejo, até passa. Outra pesquisa descobriu que o treinamento da atenção plena, a terapia cognitiva baseada na atenção plena (MBCT) e a prevenção da recaída baseada na atenção plena (MBRP) podem ser úteis no tratamento de outras formas de dependência.

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